La Casa de Papel - o que aprendi com essa série
- Silvana Santos
- 8 de abr. de 2020
- 4 min de leitura
Atualizado: 23 de mai. de 2020

ags: fotógrafa em Diadema, ensaios fotográficos, fotografia de família, álbuns fotográficos ou fotolivros, La casa del Papel
Olá pessoas! Eu de novo, a blogueirinha surgida na quarentena para falar de La Casa de Papel, mas sem spoilers!
Eu gosto de assistir essa série em espanhol mesmo, com legenda né, porque não domino a língua, mas dá para entender bastante coisa, principalmente na hora das brigas e discussões acaloradas, em que eles sempre soltam “palavrões” que na dublagem as vezes são disfarçados. Acho que a dublagem faz perder um pouco da emoção.
E como tô tendo tempo, maratonei mesmo, oh série danada, né? E o que podemos aprender com essa série para a vida e para a fotografia? Vou fazer uma listinha do que eu aprendi e você pode concordar, discordar, pode acrescentar ou retirar itens. Fique à vontade.
- É sempre bom ter um plano. Planejar uma atividade e comunicar com o grupo, pode ajudar muito a sua execução pois todos já sabem quais ações executarão em cada etapa e isso pode otimizar o tempo, reduzindo o stress do grupo. Um planejamento reduz a sensação de “tá tudo bagunçado”
- O líder pode ser uma pessoa introvertida e tímida. Existe um estigma na nossa sociedade que as características de uma pessoa tímida podem atrapalhar, e é exatamente o contrário o que vemos com o Professor, por ele ser introvertido ele é mais observador, mais racional e é um líder excepcional. Assim a pessoa que é tímida pode muito bem ser um excelente líder e fotografo, pois com planejamento pode liderar um ensaio, a equipe de assistente e os fotografados ou modelos.
- Trabalhar em equipe é necessário. Sempre que precisamos produzir algo maior, precisamos de pessoas para colaborar. Geralmente a equipe é diversa, cada um com as respectivas características, diferenças e competências e o líder deve conhecer a sua equipe para obter o melhor de cada membro e para isso é essencial ter empatia com o grupo.
- Ter um objetivo em comum - O grande Plano. Para manter a equipe motivada é necessário deixar claro qual o objetivo (Plano) e garantir que todos estejam engajados.
- A convivência e a afinidade transformam estranhos em família. Isso é muuuuito brasileiro né?
Quando a gente encontra uma galera que gosta das mesmas coisas, que se diverte junto, sofre junto, trabalha junto, já chamamos de família e consideramos isso mesmo!!
Na série, não adiantou o professor falar para não terem envolvimento pessoal, não falarem os nomes verdadeiros, o grupo acaba se envolvendo até ele mesmo se envolveu com a "inspectora"... somos assim também. Em uma equipe de trabalho isso é bom pois a união e a afinidade facilitam na hora de resolver conflitos e proteger uns os outros. As pessoas próximas são mais sinceras e tem mais consideração, se preocupam com o bem do coletivo.
O vermelho
Adoro as cores dessa série, o fundo é sempre escuro e o vermelho predomina, não só nos figurinos, mas nos objetos como o telefone do professor. De acordo com o diretor de fotografia, o vermelho traz força e intensidade. Acho que ele conseguiu né? Vou experimentar também nas minhas fotos.

Frases de La Casa de Papel que eu gosto
Que comece o matriarcado
O erro de todo plano é achar que tudo vai dar certo.
A vida nem sempre dá o caminho fácil.
Sabe o que eu acho sexy? Inteligência.
Se quiser franqueza, que não oculte nada, deve fazer o mesmo.
Há certos momentos em que a vida é um milagre digno de celebração.
Só uma coisa que não concordo com a série: Como um ladrão chamado RIO é o mais devagar do grupo?
Concorda, discorda? Faltou alguma coisa na sua opinião? Fala aí nos comentários.
Sobre a foto.
Sim, sou eu mesma, da pra ver pela mão preta, né? Tirei a foto em casa e coloquei um fundo com o Photoshop. E em época de máscaras....se a vida te dá uma máscara faça uma limonada, ops uma make. Pintei a máscara com base de contorno escuro e caneta pincel marcador e a maquiagem dos olhos fiz com base clara e pancake branco (aquele que não usei no halloween) e lápis preto. Sei que ficou zuado e craquelado, mas gente eu não sou blogueirinha de make ne? dá um desconto aí. Ah a camiseta comprei na Piticas do Shopping Cidade de SP na Paulista, recomendo, são lindas e confortáveis!
Frases de La Casa de Papel que eu gosto
Que comece o matriarcado
O erro de todo plano é achar que tudo vai dar certo.
A vida nem sempre dá o caminho fácil.
Sabe o que eu acho sexy? Inteligência.
Se quiser franqueza, que não oculte nada, deve fazer o mesmo.
Há certos momentos em que a vida é um milagre digno de celebração.
PS: Gosto da série, mas não estou fazendo apologia a roubo hein, sei que todos sabem as consequências e não estamos em um filme, mas sempre podemos aprender alguma coisa com personagens de ficção.
Ah já ia me esquecendo... ainda teve o Neymar na 3a. temporada! O que acharam da participação dele?

beijos!
Silvana Santos
#fotografia, #foto, #dicasfotos, #fotografiainiciante, #mundodafotografia, #photography, #photooftheday, #dicasdefotografia, #amorpelafotografia, #silvanasantosphotos, #piticascidadesp
tags: fotógrafa em Diadema, ensaios fotográficos, fotografia de família, álbum fotográfico ou fotolivro, La casa del Papel
Comments